domingo, 30 de setembro de 2018

Dia Nacional do Surdo é lembrado em Açailândia com evento especial de ações e entretenimento


O dia 26 de setembro, é considerado o dia Nacional do Surdo e o próprio mês de setembro como um todo, é o mês em que se celebra a comunidade surda. Onde se reflete sobre a inclusão dos surdos na sociedade e que também relembra a história de comunidade, bem como a luta por direitos.

Além da quebra de preconceito, uma das principais lutas e reinvindicação da classe, é a educação dos surdos e a criação de Escolas Bilíngues para o ensino da Libras, o que já é realidade no município de Açailândia, através das turmas de ensino da Educação Especializada.

Com esta finalidade, a prefeitura de Açailândia, através da Secretaria de Educação e o Departamento de Inclusão e Apoio Educacional Especializado realizou o 1º.  Evento Alusivo ao Dia do Surdo no município. O evento aconteceu nas dependências da Secretaria de Cultura, no Jardim Tropical – Vila Ildemar e contou com a participação dos membros da Associação de Surdos e Mudos de Açailândia.

O dia foi recheado com atividades recreativas, além de ações desenvolvidas pelas secretarias de Saúde e Assistência Social. Profissionais esteticistas, enfermeiros e cabelereiros passaram o dia realizando a “transformação” dos participantes, com o corte de cabelo, limpeza de pele, aferição de pressão, glicemia, além de outros serviços como as palestras ministradas por Adriana Oliveira Machado, graduada em Letras /Libras pela USFC e Lucas Amaral Machado, especialista em tradução e interpretação em línguas/Libras Portuguesa – FACIBRA – Pós Graduada em Educação Especial Inclusiva – UEMA.

A Secretária de Educação Eny Martins, esteve presente no evento e avaliou o evento como muito produtivo e inédito no município. Ressaltou ainda que pessoas com qualquer tipo de deficiência, precisa ter toda atenção, respeito e carinho. Disse que a Secretaria de Educação através do Departamento da educação especializada tem procurado quebrar paradigmas do preconceito que ainda existem no meio da sociedade, realizando ações educativas como palestras, proporcionando encontros como este, onde celebramos o dia do surdo ara que estas pessoas especiais tenham momentos de socialização e divertimento entre eles mesmos. “Não é só em Setembro que devemos lutar pela inclusão dos surdos, mas todos os dias. A inclusão acontece quando cada um de nós se interessa e procura entender e ser mais compreensivo com tudo e todos que nos são diferentes.  O nosso país é tão rico e detentor de uma grande diversidade cultural.  A cultura dos surdos é uma delas! E conhecer mais a Libras e levá-la ao maior número de pessoas possível é um belo caminho para se começar”, finaliza Eny Martins.

ASCOM-PMA – Por: Antonio Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário